Engenheiro
Implantação do Sistema Bilhetagem Eletrônica Metrovia
Responsável:
Ricardo Costa
Marcos Antonio Peres Filho
Maria Juares
Ricardo da Silva Ribeiro
Renso Pereira Rocha
BELO HORIZONTE,Outubro2011.
SUMÁRIO
ÍNDICE DE TABELAS
ÍNDICE FIGURAS
ÍNDICE QUADRO
1. APRESENTAÇÃO
Este documento tem como objetivo apresentar um trabalho da matéria Gerenciamento de Escopo em Projetos solicitado pelo professor Luiz Fernando Xavier do MBA em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getulio Vargas.
2. INTRODUÇÃO
Este documento tem como objetivo registrar o planejamento do projeto de Implantação do sistema Metrovia no Equador, na cidadeGuayaquilI, contendo a declaração de escopo, EAP e o dicionário da EAP deste Projeto.
2.1. GLOSSÁRIO
Demanda:Solicitação do cliente, podendo vir do contrato ou internamente. As demandas de contrato já serão conhecidas na assinatura do contrato ou podem ser alteradas ou complementadas durante a sua execução.
Projeto: Todas as ações de execução de um contrato, nas entregas das demandas respectivas, ou de desenvolvimento de uma demanda interna.
Manutenção do Processo: Trabalho de manter ativa a metodologia e ações de entregas de um projeto
Sistemas: Qualquer aplicativo (Software ou Firmware) a ser desenvolvido ou customizado na entrega de uma demanda
Operação: Todas as atividades relacionadas às entregas de um determinado projeto.
Contrato: Ações de um projeto e a sua respectiva manutenção do processo
3. ESCOPO
É um conjunto de processos exigidos para assegurar que o Projeto inclua todo o trabalho, e somente o necessário, para completar o Projeto de forma bem sucedida, (.PMBOK 4ª Edição), incluindo os seus pacotes de trabalho, premissas, restrições e o contra escopo deste projeto.
De acordo com o contrato firmado com o Fundação Metrovia para implementação de um sistema tecnológico para controle e ofertae demanda do sistema de transportes públicos de passageiros (BRT Bus Rapid Transit) contendo duas