Engenheiro
URI – Campus de Santo Ângelo
Departamento de Engenharia e Ciências da Computação
Curso de Engenharia Civil
Disciplina de Materiais de Construção I
Introdução
A sílica ativa é um subproduto gerado a partir da produção de ferro-ligas e silício metálico, através da redução do quartzo pelo carbono. O alto teor de sílica amorfa das partículas e o tamanho extremamente reduzido torna este material bastante apropriado como adição em concretos e argamassas. O efeito pozolânico da sílica ativa, associado ao efeito microfíler, propicia uma melhora na microestrutura dos materias a base de cimento, diminuindo a porosidade e a permeabilidade, densificando a pasta de cimento e melhorando as características da zona de transição pasta-agregado, o que aumenta o desempenho dos concretos e argamassas, tanto sob o ponto de vista de durabilidade, como das propriedades mecânicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de ensaios de corpos de provas com diferentes proporções de adições de sílica ativa.
Sílica Ativa A Sílica Ativa é um pó fino pulverizado decorrente do processo de fabricação do sílicio metálico ou ferro sílicio. Portanto é um produto de origem metalúrgica, o que lhe confere maior estabilidade quanto a sua composição química e física.
No processo de fabricação do silício metálico, é gerado um gás (SiO) que, ao sair do forno elétrico oxida-se formando a sílica amorfa ( SiO2 ), que é captada em filtros de manga, em seguida armazenada em silos adequados e embalada em big-bags e sacos de 15kg.
As partículas de Sílica Ativa são esféricas, vítreas e possuem um diâmetro médio menor do que 1 µm, apresentando altíssima superfície específica e uma massa específica aparente baixa.
O alto teor de SiO2 no formato amorfo (Não cristalino), aliado a uma elevada finura, proporciona altíssima reatividade com os produtos decorrentes da