tratamenta de superficie
Apresentar os tipos de revestimentos que podemos utilizar para aperfeiçoar o desempenho de materiais comuns como, por exemplo, um aço carbono de baixa liga. Esse processo se da na maioria das vezes por tratamento térmico e é muito comum nos dias atuais em diversos setores produtivos.
Esclarecer o que são metais duros, sua estrutura e aplicação com suas características físicas comuns.
INTRODUÇÃO
O tratamento de superfície está à nossa volta. Basta olhar para o lado e identificamos objetos que necessitam dele: utensílios domésticos, objetos de uso diário no escritório (clipes, tesouras e grampos), na arquitetura e construção, nos veículos de todas as espécies e na vida social (adornos, jóias e bijuterias), tornando nossa vida mais agradável em muitos sentidos.
O setor de tratamentos de superfície é muito vasto e têm papel fundamental na prevenção da corrosão e na manutenção, fatores estes cruciais na preservação ambiental, aumentando a durabilidade e a vida útil dos materiais.
Os tratamentos térmicos são um conjunto de operações que têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas.
O tratamento térmico é um termo dado a qualquer tecnologia de tratamento de resíduos que envolve altas temperaturas durante o processamento dos resíduos, sendo que na maior parte dos processos, não ocorre a combustão do resíduo.
O QUE É O METAL DURO
Metal duro é o nome dado a uma liga de carboneto de tungstênio, produzido geralmente por metalurgia do pó. O produto é obtido pela prensagem e sinterização de uma mistura de pós de carboneto e outras matérias de menor ponto de fusão, chamados aglomerantes (cobalto, cromo, níquel ou uma combinação deles).
Após a prensagem, o composto já tem consistência suficiente para ser usinado na forma desejada, ou bem próximo dela. Ocorre a seguir o processo de sinterização, aquecimento a