Engenheiro
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CURSO DE ENGENHARIA de produção MECÂNICA
Avaliação A1 – 2 (peso 10)
Componente Curricular: Conformação Mecânica
Prof. Sérgio Luis Marquezi
Aluno: ___________________________ Data ___/___/___ Assinatura __________________ Nota____
Forjamento Princípios mecânicos básicos da conformação:
É o nome empregado ao processo em que o material é comprimido sobre um molde chamado de matriz é o mesmo tomar as dimensões desejadas.
Principio físicos ou químicos do processo:
O forjamento pode ser dividido em: Forjamento em Matriz Aberta.
Forjamento em Matriz Fechada. Forjamento em Matriz Aberta ou Forjamento livre O material é conformado entre matrizes planas ou de formato simples, que normalmente não se tocam. É usado geralmente para fabricar peças grandes, com forma relativamente simples (p. ex., eixos de navios e de turbinas, ganchos, correntes, âncoras, alavancas, excêntricos, ferramentas agrícolas, etc.) e em pequeno número; e também para pré-conformar peças que serão submetidas posteriormente a operações de forjamento mais complexas. Forjamento em Matriz Fechada
O material é conformado entre duas metades de matriz que possuem, gravadas em baixo-relevo, impressões com o formato que se deseja fornecer à peça. A deformação ocorre sob alta pressão em uma cavidade fechada ou semi-fechada, permitindo assim obter peças com tolerâncias dimensionais menores do que no forjamento livre.
Nos casos em que a deformação ocorre dentro de uma cavidade totalmente fechada, sem zona de escape, é fundamental a precisão na quantidade fornecida de material: uma quantidade insuficiente implica falta de enchimento da cavidade e falha no volume da peça; um excesso de material causa sobrecarga no ferramental, com probabilidade de danos ao mesmo e ao maquinário.
Dada a dificuldade de dimensionar a quantidade exata fornecida de material, é