desenvolvimento humano
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento Humano
Período: 4º
Professor: Leandro Ribeiro Palhares
Data: 24/07/2013
Tema: Desenvolvimento Cognitivo
1- Descreva as principais características de cada etapa e comente possíveis intervenções do profissional de educação física em cada uma delas.
Sensório motor: do nascimento ate os 2 anos de idade, contato com o mundo, movimentos grosseiros, sem controle e coordenação. Forte componente genético, o movimento reflexivo vem da genética. Aprende conceitos básicos para a vida, através de percepção de estímulos e movimentos, usa o corpo para se expressar. Inicia um processo de noções do que pode e o que não pode. Aos 2 anos de idade aperfeiçoa a fala e aumenta a complexidade do sistema cognitivo. Com as experiências e os movimentos surge o ganho de inteligência. Ao movimentar arquiva informações e estabelece uma relação corpo e mente.
Pré-operatório: dos 2 aos 7 anos de idade.
Linguagem oral, 1ª representação simbólica das experiências, ver determinada coisa, processar e expressar isso em fala. Desenvolvimentos fundamentais, correr, rolar. É importante o estimulo para o aumento de repertório motor para que aconteça a troca de informações do ambiente, que faz com que a criança se interaja com outras coisas relacionadas aquela prática.
Pensamentos por conceitos: certo ou errado, penso de acordo com os conceitos que ela tem. Pensam no sentido de operar mentalmente.
Egocentrismo: quer tudo para ele, acha que mãe é só dela, não gosta de dividir.
Animismo: dar vida a objetos inanimados, como da vida as bonecas.
Relação direta: final da fase, onde os pensamentos são por percepções.
Operatório concreta; dos 7 aos 12 anos de idade.
Combinação dos movimentos fundamentais: habilidades especializadas/habilidades- realização de uma sequencia de movimentos num determinado tempo com resultados de qualidade.
Pensamento logico e