engenheiro
Neste módulo, vamos apresentar um método para estimarmos a variabilidade associada ao sistema de medição. Como apresentado no módulo análise dos sistemas de medição, a variabilidade é decomposta em dois termos:
Repetitividade - VE
Variação das medidas obtidas por um único operador, utilizando o mesmo equipamento de medição e método, ao medir repetidas vezes uma mesma grandeza de uma única peça (corpo de prova).
Reprodutibilidade - VO
Variação das médias obtidas por diferentes operadores utilizando o mesmo equipamento de medição para medir repetidamente uma mesma grandeza de uma única peça (corpo de prova).
RR
É a soma das variações devido à falta de Repetitividade e Reprodutibilidade.
Como em qualquer análise, o planejamento é fundamental para que façamos uma boa análise da repetitivdade e reprodutibilidade:
1) A técnica a ser utilizada deve ser planejada. Por exemplo, tem alguns sistemas de medição cujo o efeito da reprodutibilidade é desprezível, por exemplo, para sistemas de medição automáticos no qual a única interferência do operador é apertar um botão. Neste caso, planejamos o estudo sem a reprodutibilidade (MSA, página 73).
2) O número de operadores, número de peças e o número de réplicas devem ser determinados através dos critérios:
Criticidade da medida, dimensões críticas requerem mais peças e/ou réplicas;
Quando lidamos com peças pesadas ou de difícil manuseio, utilizamos menos peças e mais réplicas;
Requisito do cliente;
3) Os operadores devem ser escolhidos entre todos os que utilizam o sistema de medição;
4) A seleção das peças é crítica para uma boa análise do RR. Esta seleção depende do propósito do sistema de medição e da disponibilidade de peças que representem o processo de produção. Na página 73, o manual MSA estabelece os seguintes propósitos:
Controle de Produto: sistemas de medição cujo resultado e critério de decisão determinam a conformidade ou não conformidade do