engenheiro
No jargão da Internet esses termos costumam ter o mesmo significado: mencionam os dispositivos que acessam essa rede. Mais especificamente, a palavra hospedeiro é utilizada no livro texto como uma tradução do termo host, usualmente empregado aos computadores. Por outro lado, o termo sistema final pode ser qualquer dispositivo computacional, incluindo celulares,
TVs, PDA’s ou os próprios computadores tradicionais etc.
Sim, um hospedeiro ou sistema final roda aplicações de rede, quer seja solicitando serviços (cliente) ou oferecendo serviços a outros sistemas finais
(servidores)
2) A palavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Dê um exemplo de um protocolo diplomático.
Um protocolo define o format e a ordem das mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento.
3) O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa cliente?
Um programa cliente é um programa que funciona em um sistema final, que solicita e recebe um serviço de um programa servidor, que funciona em um outro sistema final (ambos podem funcionar em um mesmo sistema final na verdade, mas não faz muito sentido em uma rede de computadores).
Não, o contrário é que é verdadeiro. É o program cliente que requisita e recebe serviços de um programa servidor.
4) Quais são os dois tipos de serviços de transporte que a Internet provê às suas aplicações? Cite algumas características de cada um desses serviços.
Na Internet são encontrados dois tipos de serviços de transporte para as aplicações: serviços orientados a conexao e serviços não orientados a conexão.
No primeiro tipo (serviços orientados a conexão), o programa cliente e o programa servidor enviam