Engenheiro Informático
Departamento de Ciência da Computação
MAT164 – Teleprocessamento
Redes de Telefonia Celular e
Transmissão de Dados
Equipe 04:
Hugo Braga
Isaque Bressy
Murilo de Lima
Ruth Marques
Índice
Introdução
Redes de Telefonia Celular
Reuso de freqüência
Interferência
Handoff
Roaming
Gerações de Redes de Celular
Sistema 1G
Sistema 2G
Sistema 3G – IMT 2000
Padrões de Dados e de Redes Celulares
TDMA
GSM
GPRS
EDGE
CDMA
CDMA2000
CDMA2000 1xEV-DO
CDMA2000 1xEV-DV
UMTS e W-CDMA
O Mundo Hoje
Que tecnologia é melhor: GSM ou CDMA?
Razões pelas quais se deve migrar agora para 3G
Serviços
ZYB
SHAZAM
BB no Celular
Bibliografia
Introdução
A Telefonia celular é um dos meios de comunicação mais utilizados hoje em dia devido à mobilidade que o usuário possui, podendo utilizar o aparelho em qualquer lugar dentro da área de cobertura. No Brasil, o número de clientes supera 85 milhões, e o número de linhas móveis já supera o número de fixas.
Essa mobilidade existe pelo fato de tais aparelhos utilizarem, como meio físico de transmissão de dados, as ondas de radiodifusão.
Anteriormente, os sistemas móveis tinham como objetivo alcançar uma grande área de cobertura através de um único transmissor de alta potência, porém, como cada freqüência era alocada a um único usuário por vez, o número de usuários destes sistemas era limitado. Atualmente, utilizamos o conceito celular proposto pelos Laboratórios Bell em 1971, que consiste basicamente na substituição deste único transmissor de alta potência por vários de baixa potência. Cada transmissor do sistema celular é responsável pela cobertura de uma determinada região, formando várias células, daí provém o nome celular.
Com o acréscimo da demanda, ou seja, aumento do número de canais necessários numa determinada região, o número de estações base pode ser aumentado (com a diminuição da potência de transmissão), gerando assim um aumento na