Etica e informatica
Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
3030 Coimbra, Portugal maraujo@student.dei.uc.pt Resumo: A revolução tecnológica a que temos assistido nos últimos anos fez com que os computadores tivessem uma grande influência na sociedade. Os engenheiros informáticos, como em todas as outras profissões, debatem-se com questões éticas, que dada a influência referida anteriormente podem colocar muita coisa em causa. Por isso, foram definidos códigos de ética para esta profissão, para que as suas considerações profissionais fossem as mais correctas possíveis. Existem vários códigos feitos por organizações diferentes, mas que são muito semelhantes entre si: todos eles possuem uma série de regras morais básicas, para depois se debruçarem sobre normas mais específicas de um ponto de vista profissional. Mas sem que as universidades colaborem, isso não vale de muito. É importante que os estudantes de Engenharia Informática compreendam os códigos de ética e que aprendam a fazer julgamentos com base neles, antes de irem para o mercado de trabalho.
1. Introdução ética do Lat. ethica < Gr. ethiké s. f., ciência da moral; moral; Filos., disciplina filosófica que tem por objecto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal. A Engenharia Informática, tal como todas as outras engenharias, debate-se com questões de natureza ética. Os engenheiros informáticos têm cada vez mais peso na vida das empresas e das economias, e com isso têm uma grande responsabilidade sobre o futuro destas. Mas como é que essa responsabilidade é gerida pelos profissionais da informática?
Durante as últimas décadas assistiu-se à criação de vários códigos de ética para esta nova profissão e as universidades começaram a incluir a ética nos seus currículos. Este artigo tem por intenção oferecer uma