Ética na informática
Ética profissional. Quando falamos em ética, logo nos vem à cabeça a ideia de “agir conforme manda o bom senso”, pensando sempre no bem esta do próximo. Mas será realmente esta o princípio fundamental da ética? E quando falamos especificamente em informática, como a ética é aborda nesse ramo?
Ética profissional é, no sua mais simples e pura definição, um conjunto de normas de conduta que deverão se postas em prática no exercício de qualquer profissão. Ela estuda e regula o relacionamento do profissional com seu cliente, visando sempre à dignidade humana e a construção do bem estar entre os mesmos. Ela atinge todas as profissões, sem exceção. Na pratica, é através de estatutos e códigos específicos a cada profissão, que a ética se faz presente e regulamenta.
Na informática, assim como em tantas outras profissões, infelizmente, a ética não se faz presente em alguns profissionais. Muitos profissionais não possuem ética alguma, enganando seus clientes, de forma desonrosa deteriorando a imagens de tantos outros sérios e competentes. Pode ser dado como exemplo aquele profissional que tira proveito da falta de conhecimento do cliente na área de informática cobrando valores exorbitantes por serviços e peças que valeriam bem menos. Pior: existem aqueles que trocam peças novas por velhas e ainda cobram por isso. Se formos para o mundo virtual temos aqueles que criam programas ilegais, projetam vírus, divulgam fotos de pedofilia, entre outros.
Existem inúmeros outros casos de informática onde o profissional abusa do cliente buscando sempre um lucro maior. Se houvesse um controle efetivo onde seria proibido as crianças acessarem materiais de público adulto, fosse mais restrito o material maléfico que são hospedados tão facilmente em sites e ainda se existisse uma legalização de profissionais de informática, onde todos tivessem uma habilitação, tudo isso amenizaria a falta de honestidade e talvez até acabasse com a divulgação de material ilícito na