Estampagem
Primeiramente iniciaremos nosso estudo detalhando de uma maneira entendível o que consiste neste processo de conformação mecânica denominado de estampagem. Logo após será mostrado os tipos de operações utilizadas neste processo. Mais a frente mostrar-se-á as vantagens e desvantagens apresentadas pela estampagem. 2 História da Estampagem
Desde 4000 a.C. na Mesopotâmia e no Egito é que são produzidos produtos utilizando chapas, produtos estes com formas geométricas simples. Eram copos de ouro e prata que foram produzidos através do processo de embutimento manual usando martelos de pedra como ferramentas. Martelos de embutir feitos de ferro e equipados com cabos foram desenvolvidos e usados a partir de 900 a.C. O desenvolvimento do processo de laminação fabricação das primeiras chapas finas de aço no século XVIII possibilitaram uma produção em série de peças de chapas. A partir das primeiras prensas e ferramentas de corte e embutimento profundo no fim do século XIX, iniciou-se a fabricação em série de produtos estampados. O grande crescimento industrial, principalmente da indústria automobilística, impulsionou o uso da tecnologia de estampagem de chapas. Atualmente muitas peças são fabricadas através deste processo.
3 Estampagem
Este processo consiste em uma conformação mecânica, geralmente realizada a frio, que abrange um conjunto de operações, onde a chapa plana adquire uma nova forma geométrica, plana ou oca. Geralmente a estampagem é o processo final para a obtenção do produto desejado, onde o material foi anteriormente laminado ou ainda extrudado. Neste processo é comum utilizar-se os seguintes tipos de materiais: * As feitas com as ligas de aço de baixo carbono; * Os aços inoxidáveis; as ligas alumínio-manganês; * Alumínio-magnésio; * E o latão 70-30, que tem um dos melhores índices de estampabilidade entre os materiais metálicos.
Operações Básicas na Estampagem
Como dito anteriormente a estampagem permite a