ENGENHEIRO CIVIL COMPLETO
O engenheiro civil é o profissional responsável por projetar, gerenciar e acompanhar todas as etapas de uma reforma ou construção. Em suas atribuições como profissional desempenha a analise das características do solo, o estudo da isolação e da ventilação do local, assim bem como a definição dos tipos de fundação. É através dos resultados obtidos a partir das analises feitas, que o engenheiro civil desenvolve o projeto especificando as redes de instalações elétricas, hidráulica e de saneamento do edifício, definindo o material que será usado. Cabe a esse profissional também garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção das edificações.
O engenheiro civil gerencia equipes de instalações, montagem, operação reparo e manutenção para manter prazos, padrões de qualidade e segurança. Efetua vistorias, pericias e avaliações emitindo laudos e pareceres técnicos. O engenheiro civil deve se especializar, pois o mercado tem apresentado oportunidades de trabalho cada vez mais especificas. Entre as áreas de especificação estão construção urbana, estruturas e fundações, gerencia de recursos prediais, hidráulica e recursos hídricos, infraestrutura e saneamento.
ÁREAS DE ESPECIFICAÇÃO
Construção urbana
O que faz o engenheiro urbano?
Professor da Universidade de São Paulo comenta as atribuições, responsabilidades e os desafios do engenheiro em atuação nas administrações públicas das cidades.
Conceber, realizar e gerenciar sistemas técnicos urbanos é a especificidade do engenheiro urbano, cargo que vem ganhando força na administração das cidades. Mas, de específica, a função tem pouco. Ao contrário. É ampla, e envolve, cada vez mais, e de forma integrada, infraestruturas diversas (água e esgoto, resíduos sólidos, energia, transporte etc.), atribuições variadas (planejamento, projeto, execução, operação, manutenção e gestão), agentes múltiplos