As DIFERENTES FORMAS DE AVALIA O Na EducA O
Especialista Andrea Ramal defende que a sala de aula seja um espaço democrático
Fonte: O Globo (RJ)
O currículo de Andrea Ramal é extenso. Doutora em Educação, ela trabalha há mais de duas décadas na área, já escreveu 20 livros e é comentarista do programa “Bom Dia Rio”, da Rede Globo. Preocupada com o desenvolvimento integral do Aluno, Andrea acredita que a nova geração aprende de maneira diferente, e que a sala de aula deve ser um espaço democrático. A especialista falou sobre temas abordados nesta edição e, ainda, sobre modelos educacionais, tecnologia em favor do aprendizado, intercâmbio e a necessidade de se criar novas maneiras de avaliar o desempenho da chamada geração Z.
HORÁRIO INTEGRAL X REGULAR
“Pesquisas mostram que crianças que estudam em Escolas integrais têm desempenho melhor. A desvantagem é que a integral é mais cara. Outra é que o tempo com a família é menor. Por outro lado, a criança adquire uma diversidade de conhecimentos em um ambiente rico e monitorado por Educadores.
As Escolas públicas estão aderindo ao modelo, o que é ótimo, porque muitas crianças não têm um ambiente cultural em casa. Mas são necessárias mais Escolas para suprir a demanda.
A criança de Escola integral deve fazer seus trabalhos de casa na própria Escola. O tempo que passa em casa deve ser dedicado ao lazer e à convivência familiar. Os pais devem manter o diálogo com a criança, conhecer colegas e Professores e estar sempre nos eventos da Escola, especialmente na reunião de pais.”
A Escola IDEAL
“Para responder a esta pergunta, os pais devem antes questionar: ‘Que tipo de Educação quero dar ao meu filho?’. Há Escolas com foco nas artes, outras que privilegiam o desenvolvimento lógico. A Escola ideal deve ter o modelo educacional adequado aos valores da família.”
VIDEOAULAS
“É preciso ter muito cuidado com os vídeos, saber quem está dando a aula e o porquê. Algumas vezes, os Professores indicam os sites, e isso pode