ROTEIRO PARA ESTUDO PBL
1) Qual a principal referência da metodologia da problematização?
A principal referência para essa Metodologia é o Método do Arco, de Charles
Maguerez, do qual conhecemos o esquema apresentado por Bordenave e Pereira
(1982).
2) Quais são as etapas que contemplam essa referência?
No total, são cinco etapas:
Observação da Realidade;
Pontos-chave;
Teorização;
Hipóteses de solução
Aplicação à realidade (prática) 3) Descreva cada etapa do Arco de Maguerez.
Observação da realidade: pode ser social ou concreta, observada pelos alunos a partir de um tema ou unidade de estudo. Estes são orientados pelo professor a olhar atentamente e registrar o que perceberem sobre a parcela da realidade em que aquele tema está sendo vivido ou acontecendo. Tal observação permitirá aos alunos identificar dificuldades, carências, discrepâncias, de várias ordens, que serão transformadas em problemas, ou seja, serão problematizadas.
Pontos-chave: os alunos são levados a refletir primeiramente sobre as possíveis causas da existência do problema em estudo e, com as informações que dispõem, passam a perceber que os problemas de ordem social (os da educação, da atenção à saúde, da cultura, das relações sociais etc.) são complexos e geralmente multideterminados. Tal complexidade sugere um estudo mais atento, mais criterioso, mais crítico e mais abrangente do problema, em busca de sua solução. A partir dessa análise reflexiva, os alunos são estimulados a uma nova síntese: a da elaboração dos pontos essenciais que deverão ser estudados sobre o problema, para compreendê-lo mais profundamente e encontrar formas de interferir na realidade para solucioná-lo ou desencadear passos nessa direção.
Teorização: é a busca de informações que necessitam sobre o problema, onde quer que elas se encontrem, dentro de cada ponto chave já definido.
Hipótese de solução: as hipóteses são construídas após o estudo, como fruto da compreensão profunda que se obteve sobre o problema,