Engenheiro Ambiental
Localizada em Minas Gerais, a cidade de Formiga com 60 mil habitantes fica a 280 km de Belo Horizonte. Essa cidade sofreu com o descaso quanto ao despejo correto do lixo industrial, sendo que 1500 toneladas de sobras de materiais usados na fabricação de automóveis foram desovadas ilegalmente no município. Foram encontrados nesses lixões clandestinos restos de fibra de vidro, espuma, cola e ligas metálicas.
E mesmo diante dos indícios de criminalidade da montadora, nos processos do Ibama e da Feam (Fundação Estadual do Meio ambiental de Minas Gerais), apenas as fornecedoras foram acusadas.
O crime ainda contou com a população do município. Os transportadores dos residuos combinavam com os donos de sitios que levariam o lixo e tapariam as voçorocas, que são um grande problemas para os moradores, alegando que aqueles residuos não trariam efeitos colaterias para as terras, transformando o antigo incômodo em um pasto.
Os residuos foram despejados em voçorocas, e piorando o caso, próximo ao rio Formiga que abastece a cidade. Desse modo a contaminação que além de poder contaminar o solo e o lençol freático, corria um risco imenso de atingir o rio que abastece a população local. Mas como os residuos são na maioria sólidos e resistentes, não havia um grande risco de um efeito tóxico imediato, mas, com o passar do tempo, a contaminação seria iminente.
Como esses lixões clandestinos já estavam em atividade no municipio mesmo