Administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ISMAEL OLIVEIRA DE AZEVEDO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA TEOLOGIA
MANAUS 2013
ISMAEL OLIVEIRA DE AZEVEDO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA TEOLOGIA
Trabalho referente ao plano de estudo da disciplina Introdução ao Estudo da Teologia como critério de avaliação, do curso de Administração da Escola Superior Batista do Amazonas.
Professor : Paulo Gomes da Silveira
MANAUS
2013
Cultura Medieval
*A Cultura Medieval
A Idade Média foi chamada pelos renascentistas de Idade das Trevas. Esse nome surgiu porque eles consideravam que naquele período da história européia as artes e o conhecimento pouco teriam se desenvolvido. Mas será que o mundo medieval foi mesmo época de trevas e escuridão?
Na verdade, os renascentistas desejavam salientar a diferença entre o momento em que viviam e o período anterior que, segundo eles, era dominado pela religião. Tudo era explicado pelos dogmas da Igreja católica, tudo ocorria conforme a vontade de Deus. Os renascentistas não desacreditavam na existência de Deus, mas desejavam colocar o ser humano no centro das artes e do conhecimento.
Essa idéia representou uma verdadeira revolução. Inspirados na cultura dos gregos e romanos, os renascentistas começaram a observar e a compreender os seres humanos e os fenômenos naturais de uma forma diferente.
Em toda a Europa ocidental, é possível encontrar vestígios do mundo medieval. São castelos, igrejas, pinturas, livros, relíquias, entre tantos outros objetos e construções. NA imagem, destacamos um dos monumentos mais importantes e famosos da Itália, a Torre de Pisa, construída entre 1174 e 1372.
*A produção cultural na Idade Média
A partir dos séculos IV e V, o Império Romano do ocidente começou a se desestruturar. Crise econômica, dificuldades em manter as fronteiras e a invasão de povos inimigos, sobretudo de origem germânica, eram alguns dos