Engenheira
Questões do Estudo de Caso
1- A sigla Saas significa Software as a service (software como serviço). É um modelo de distribuição de software, na qual não é vendido nem instalado localmente, mas sim é liberado acesso ao serviço oferecido e é licenciado para a utilização através da internet, o qual funciona apenas por esse meio. Não precisa de nenhum tipo de instalação diretamente nas máquinas dos clientes, logo o usuário pode ter acesso ao software de qualquer lugar.
Atualmente muito se fala no modelo de computação na nuvem, e esse tipo de software está integrado nesse tipo de serviço. Não há mais uma instalação propriamente dita do software, tão pouco paga-se por ele.
No Saas, a única infraestrutura necessária para o cliente é o seu próprio computador e uma conexão a internet. Os outros quesitos estarão a cargo do próprio fornecedor, como aplicação, plataforma e infraestrutura. Deste modo o software passa a ser fornecido como um serviço, o usuário não paga mais para comprá-lo, apenas para fazer uso dele, sendo que o custo arcado pelo cliente costuma ser menor do que adquirir o software, caso fosse necessário.
No entanto, para quem fornece um software Saas deve estar preparado, pois ele é o responsável por todo o tipo de infraestrutura necessária. O valor do software é um fator muito relevante para o usuário, no entanto, existem outras tantas vantagens ao adquirir este tipo de serviço, como a facilidade de atualização do software, toda a responsabilidade de infraestrutura é por conta de quem está prestando o serviço e ainda o acesso pode ser feito de qualquer lugar que tenha internet.
Um fator primordial que as empresas buscam ao contratar um serviço Saas é a disponibilidade no atendimento, a implantação e claro, a confiabilidade. Sendo que o quesito confiabilidade sempre gerou muitas dúvidas em várias empresas. Para tanto, esta desconfiança deverá mudar ao longo do tempo, pois, cada vez mais, esse tipo de modelo será