Atps de didatica
Antigamente os profissionais de Educação Física não eram divididos por licenciatura e bacharelado, era uma junção de matérias onde depois de formado o profissional era intitulado graduado pleno. Hoje é preciso uma formação do profissional para aqueles que querem se tornar educadores e dar aulas em escolas devem fazer licenciatura, e para aqueles que pretendem atuar em outra área dentro da Educação Física seja ela, em academia, com recreação, ginastica laboral, aula de danças ou de lutas, entre outras devem fazer bacharelado. Uma área que antes era mal vista e hoje esta ganhando seu espaço é a de lutas e artes marciais que é preciso muita disciplina ao contrario de muitas pessoas pensam o aluno não sai da academia nervoso e sim aliviado e nas aulas se aprende a ter muita disciplina e respeito com as pessoas. Ao todo o profissional de luta ou de qualquer outra categoria é necessária muita paciência, pois no mundo de hoje, em que tudo que engloba o esporte, é requerido muita burocracia e política.
Para uma boa formação do profissional de Educação Física é necessário alguns pontos importantes, você tem que se identificar e gostar dessa área e estudar muito para ser um profissional competente. E o que isso significa? Hoje são centenas de faculdade de Educação Física no Brasil e são formados milhares de professores a cada ano, o que ira diferencia-los é a competência profissional de cada um, ou seja, os mais competentes vão se destacar. Para isso procure entender mais, faça um projeto de iniciação cientifica, seja curioso vá além do que é passado, se especialize em algo que você se identifica mais, leia bastante lembrando que você será um educador e um educador não é formado e baseado apenas no conhecimento dos outros.
Pratique a Educação Física Baseada em evidencias.
“O educador é um sujeito que assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe atribui” Tardif (citado por Caldeira, 2001).
Como profissional