eNGENHEIRA AMBIENTAL
1) A técnica construtiva Balanços Sucessivos foi desenvolvida no Brasil e é usada em vários lugares do mundo. Essa técnica é indicada para vencer vãos em áreas onde há dificuldade para montagem de escoramentos, como sobre rios e vales ou vias de tráfego intenso, pois consiste na execução da estrutura em segmentos (aduelas). A partir de um pilar de suporte, as peças avançam em balanços, uma a uma, até a totalidade da execução do vão, com o apoio de treliças metálicas. Observa-se que a adoção de um modelo estrutural e sua correspondente técnica construtiva é realizada mediante a ponderação de parâmetros técnicos, econômicos, sociais e ecológicos. Do ponto de vista técnico, o que influência na decisão por um método de construção?
Preço, mão de obra qualificada, segurança, visão de um futuro para o método escolhido.
1)
2) Lajes são elementos estruturais responsáveis por receber carregamentos atuantes no andar, provenientes do uso da construção, e transferi-los para os apoios (vigas, pilares, paredes portantes). O uso de lajes maciças de concreto sofre concorrência com outras tipologias de lajes, principalmente as lajes pré-fabricadas quando se trata de pequenas edificações. Comparando-se lajes maciças e lajes pré-fabricadas, cite as vantagens obtidas com a adoção das lajes pré-fabricadas.
Lajes pré-fabricadas: redução no tempo de execução da construção, já que a laje chega à obra semipronta, diminuição do volume de concreto, ausência de fôrmas, menor peso próprio, exige menos pilares, maiores vãos e sobrecargas com menos mão de obra, economia de escoramento e de formas com maios resistência, desperdício de materiais mínimo. Como vantagem, o sistema apresenta o custo acessível e a facilidade de montagem. Além disso, dispensam a grande quantidade de madeira usada na execução das lajes convencionais. A desvantagem está em eventuais problemas de acabamento e na maior propensão a trincas. Entretanto, desde que bem projetadas, são muito