Engenharias
Prof. Dr. Emerson S. Serafim
1
Introdução
São CHAVES DE PARTIDA microprocessadas, totalmente digitais. Projetadas para acelerar/desacelerar e proteger os MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS. Vantagens: • • • • Ajuste de tensão de partida por um tempo pré-definido; Pulso de tensão na partida para carga com alto conjugado de partida; Redução rápida de tensão a um nível ajustável; Proteções contra: falta de fase, sobrecorrente e subcorrente.
Aplicações
Ventiladores e exaustores
Bombas centrífugas
Misturadores
Moinhos
Compressores Centrífugas Esteiras Transportadoras
Princípio de Funcionamento Baseia-se: Na utilização de TIRISTORES (SCR´S, combinação de DIODOS e TIRISTORES), sendo que estes são comandados (ângulo de disparo) por uma PLACA ELETRÔNICA DE CONTROLE que através do USUÁRIO: Ajusta a tensão nos bornes do motor suavemente até atingir o valor nominal.
Circuito de Potência: É onde circula a corrente que é fornecida ao motor. É constituída por: TIRISTORES e suas proteções (snobber - evitar dv/dt); TC´s (Transformadores de Corrente - limitar a corrente). Circuito de Controle É onde estão os circuitos de: Comando, monitoração e proteção do circuito de potência; Comando, sinalização e interface homem-máquina; A maioria utiliza MICROPROCESSADOR. As mais baratas possuem controle ANALÓGICO.
A. Principais Funções (programáveis)
Rampa de tensão na aceleração: Controle da tensão eficaz através da variação do ângulo de disparo dos tiristores. Ajusta-se o TEMPO e a TENSÃO DE PARTIDA (Up) da rampa. O tempo para acelerar de 0 ao valor nominal DEPENDE da relação MOTOR/CARGA.
Rampa de Tensão na Desaceleração: A parada do motor através da SOFT-STARTER pode-se por: - INÉRCIA: leva-se a tensão de saída a 0, logo C = 0, e a ω ↓ até que a K = 0. - CONTROLADA: reduz-se gradualmente a tensão de saída até um valor mínimo em um tempo prédefinido. Ou seja, V ↓, C ↓, s ↑, e ω ↓.