Engenharia
Cronoanálise e o Lean Manufacturing
Estas duas abordagens embora venham sendo utilizadas há décadas pelas indústrias possuem um campo “cinza” que confunde muitos profissionais.
O Lean Manufacturing, resumidamente, visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento apenas da quantidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, materiais e recursos humanos.
A Cronoanálise analisa os métodos, materiais, ferramentas e instalações utilizadas para a execução de um trabalho com o objetivo de encontrar uma forma mais econômica de se fazer um trabalho, normalizar os métodos, materiais, ferramentas e instalações, determinar de forma exata e confiável o tempo necessário para um empregado realizar um trabalho em ritmo normal (tempo padrão).
Por terem objetivos semelhantes, estas abordagens possuem ferramentas em comum como: Mapeamento do Processo, 5S, Administração Visual, Takt Time, Setup Rápido e Padronização do Trabalho. O Lean Manufacturing abre o escopo para ferramentas como: Kaizen, TPM e OEE. E a Cronoanálise preocupa-se com a ergonomia e com qualidade vida do trabalhador ao projetar uma estação conforme as normas de segurança do trabalho, minimizar a fadiga, considerar um ritmo justo de trabalho e adicionais de tempo.
Muitas vezes o Lean Manufacturing vai usar da Cronoanálise para descobrir onde o processo está desperdiçando tempo ou como reduzir o tempo do processo (cycle time). De qualquer forma convém que seus conceitos sejam trabalhados juntos para que uma abordagem potencialize a outra.
No próximo artigo falaremos sobre a relação entre a Cronoanálise e o Seis Sigma.
www.assessoriaindustrial.com
Artigo: Cronoanálise
Nota de Autoria: Engenheiro Douglas Moura Miranda, graduado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), assessor industrial do Centro Integrado de Produtividade Industrial