Engenharia
Nome Número
Este laboratório tem como finalidade mostrar o funcionamento dos conversores D/A e A/D como ferramentas de tratamento de sinais. O conversor D/A converte um número binário de n bits em uma tensão analógica com 2n níveis distintos. O conversor A/D converte uma tensão analógica em um número binário de n bits, discretizando os sinais no domínio do tempo. Nas experiências será utilizada a placa de aquisição NI USB-6008 da National Instruments, que possui oito entradas e duas saídas analógicas, doze entradas/saídas digitais e um contador, além da interface USB de comunicação com o microcomputador.
Experiência com o conversor D/A
1. O objetivo da experiência é verificar o funcionamento do conversor D/A como elemento de interface entre o domínio digital e o analógico, além de implementar um potenciômetro digital virtual, utilizando a placa de aquisição e o software LabVIEW da National Instruments, o qual já possui algumas interfaces prontas para o tratamento e apresentação dos dados.
a. Conecte o osciloscópio de bancada na saída analógica DA0 da placa de aquisição de dados, conforme indicado a seguir.
Pino 1 14
Canal GND DA0 1
Laboratório 2 – Conversores D/A, A/D e a Amostragem de Sinais
b. Abra o programa eca313_a21.vi na pasta ECA313. Surgirá uma janela com as interfaces de entrada e saída de dados com os seus respectivos botões e gráficos. Execute o programa pelo ícone run. Com o mouse, varie o valor do cursor virtual e verifique no osciloscópio a variação do sinal resultante. O programa escreve a palavra digital no conversor D/A que o converte em uma tensão proporcional (o dado analógico). Anote o mínimo e máximo valor gerado.
c. Finalize o programa pelo botão stop. No LabVIEW, selecione a opção window / show block diagram. Observe o diagrama de blocos da implementação do potenciômetro.
Experiência com o conversor