Hidráulica e pneumática
A ação egoísta do homem em função de satisfazer necessidades que vão além das básicas para a vida, causa nos mais variados ecossistemas consequências que se agravam cada vez mais trazendo sérios problemas, problemas estes que afetam a si próprio. A eutrofização é também resultado de uma dessas várias interferências do ser humano no meio ambiente.
2. EUTROFIZAÇÂO
Eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos. Ou seja, é um processo de degradação que sofrem os lagos e outros reservatórios naturais de água quando excessivamente enriquecidos de nutrientes, que limita a atividade biológica.
Entre os fatores impactantes, contribuindo com a crescente taxa de poluição neste ecossistema, estão: os dejetos domésticos (esgoto), fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).
2.1 Substancias responsáveis pela eutrofização
2.1.1 Azoto
O azoto, ou nitrogênio é o quinto elemento mais abundante no Universo, principal componente da atmosfera terrestre. Nas condições ambientes (25 °C e 1 atm) é encontrado no estado gasoso, formando cerca de 78% do volume do ar atmosférico, Este elemento chega ao solo através de compostos orgânicos (restos vegetais e animais) e/ou inorgânicos.
O nitrogênio é um gás tão inerte que Lavoisier se referia a ele como azote que é uma palavra francesa que significa "impróprio para manter a vida".
2.1.2 Fosfato
Consiste em um átomo de fósforo e quatro de oxigênio. A disponibilidade de fosfato governa a taxa de crescimento de muitos organismos. A introdução artificial de fosfato nestes ambientes pode causar um desequilíbrio ecológico, resultando na superpopulação de alguns organismos, os quais consomem também outros nutrientes e elementos essenciais.