Hidráulica e Pneumática
Pesquisem e descrevam:
as leis de Blaise Pascal e Bernouli.
Quando você espreme um tubo de pasta de dente, assiste ao princípio de Pascal em ação. O princípio foi proposto pela primeira vez, em 1652, por Blaise Pascal( que teve seu nome associado à unidade SI de pressão):
Uma mudança na pressão aplicada em um fluido confinado é transmitida integralmente para todas as porções do fluido e para as paredes do recipiente que o contém.
Demonstrando o Princípio de Pascal
Considere o caso em que o fluido é um líquido incompressível contido em um cilindro alto.O cilindro é fechado por um pistom deslizante sobre o qual se encontra um recipiente com balas de chumbo. A atmosfera, o recipiente e as balas exercem uma pressão p ext. no pistom e assim no líquido. A pressão p em qualquer ponto P do líquido é então:
P= p ext + pgh, onde a mudança de pressão é independente de h, então tem de valer para todos os pontos dentro do líquido, como diz o princípio de Pascal.
O Princípio de Pascal e o Elevador Hidráulico
Consideremos uma força externa de magnitude F, sendo exercida para baixo no pistom da esquerda ou entrada cuja área é A. Um líquido incompressível no aparelho exerce, então uma força para cima de magnitude F, no pistom direito ou saída cuja área é A. Para manter o sistema em equilíbrio, uma carga externa tem de exercer uma força para baixo de magnitude F no piston de saída. A força F, aplicada na esquerda e a força F, exercida pela carga produzem uma mudança delta p na pressão do líquido. Fo= Fi Ao/Ai. Podemos deduzir que o W, realizado no pistom de entrada pela força aplicada ao trabalho W realizado pelo pistom de saída levantando a carga sobre ele.
Vemos aqui que uma dada força, que desloca seu ponto de aplicação de uma dada distância, pode ser transformada em uma força maior que provoca um deslocamento menor.O produto da força pela distância permanece inalterado, de forma que é realizado o mesmo trabalho.
A equação de