Engenharia
São acessórios empregados nas ligações de tubulações industriais, facilmente desmontáveis, utilizados principalmente para tubos de 2” ou maiores. As ligações flangeadas são compostas de dois flanges(par), um jogo de parafusos com porcas e uma junta de vedação.
Como regra geral, em qualquer caso, as ligações flangeadas devem ser usadas no menor número possível, porque são sempre pontos de possíveis vazamentos, e também porque são peças caras, pesadas e volumosas.
São usadas para:
Ligar os tubos com as válvulas e os equipamentos (bombas, compressores, tanques, vasos, etc.), e também em determinados pontos, no correr da tubulação, onde seja necessária facilidade de desmontagem, nas tubulações em que, para ligar uma vara na outra, sejam normalmente outros tipos de ligações: solda, rosca, ponta e bolsa, etc. Estão incluídas neste grupo todas as tubulações de aço, ferro forjado, metais não ferrosos e grande parte das tubulações de plástico, onde se empregam normalmente as ligações de solda ou de rosca. Incluem – se também a maioria das tubulações de ferro fundido, cujas varas de tubo são usualmente ligadas com ponta e bolsa.
Tipos de flanges para tubos:
Flange integral: são usados em alguns casos para tubos de ferro fundido. É o tipo mais antigo de flanges e também o que é proporcionalmente mais resistente.
Flange de pescoço: é o tipo de flange para diâmetros de 1 ¹/² ou maiores. De todos os flanges não integrais é o mais resistente, que permite melhor aperto, e que da origem a menores tensões residuais em consequência da soldagem e das diferenças da temperatura.
Flange sobreposto: é um flange mais barato e mais fácil de instalar que o primeiro, porque a ponta do tubo encaixa no flange, facilitando o alinhamento e evitando a necessidade do corte do tubo na medida exata. O flange é ligado por duas soldas em ângulo, uma interna e outra externa. Esse flange só pode ser usado para tubulações em serviços não severos, porque o aperto permissível é bem menor, as