Engenharia
FAENG-FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
Mariana Alves
METAIS PESADOS
Governador Valadares
2011
Mariana Alves
METAIS PESADOS
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Química Analítica da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) como requisito para obtenção de conhecimentos na referida disciplina.
Professora :Juliana Martins
Governador Valadares
2011
INTRODUÇÃO
Os metais pesados são substâncias presentes no nosso dia-dia devido principalmente ao processo de industrialização. Estes estão presentes na água, no ar, alimentos, cigarros, etc.A contaminação da água, ar e alimentos por numerosos produtos químicos e elementos não essenciais como os metais pesados que são subprodutos da sociedade industrializada, podem trazer muitos problemas a nossa saúde. O resultado do acúmulo de metais pesados no corpo humano se exterioriza através de doenças e sintomas como: Anemia, déficit de aprendizado e inteligência, depressão, perda de memória, fadiga, entre outras..
CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS
Este termo foi usado pela primeira vez em 1936, no livro de química inorgânica escrito pelo dinamarquês Niels Bjerrum que definiu esta classe de elementos em função da densidade. Segundo o autor, para ser metal pesado o elemento deveria ter densidade > 4 g cm-3. Atualmente, a designação para metal pesado é muito variável, sendo possível encontrar muitas diversas definições para o termo. O adjetivo “pesado” é literal, resultado desses materiais serem mais densos – isto é, seus átomos ficam mais próximos uns dos outros. Para ter uma ideia, 1 centímetro cúbico de um metal considerado leve, como o magnésio, pesa 1,7 gramas. Já 1 centímetro cúbico de qualquer metal pesado tem pelo menos 6 gramas. Os metais pesados podem ser destruídos e são altamente reativos do ponto de vista químico, o que explica a dificuldade de encontrá-los em estado puro na natureza. Normalmente, apresentam-se em concentrações