Cultura um conceito antropologico pt 2
Cultura um conceito antropológico – Parte 2
A segunda parte do livro de Roque Laraia começa descrevendo sobre o aspecto da cultura como forma de ver, como uma “lente” aos homens de cada meio cultural que os faz ver as coisas uns diferentes dos outros, levando aspectos morais, heranças culturais, valores e o etnocentrismo em consideraçao e é claro como na primeira parte ressaltando o grande efeito que o aprendizado causa nestes homens pra que eles cheguem até mesmo a rir de coisas divergentes e que pra outros possam não ter sentido.
O autor tambem descreve sobre a forma peculiar que a lógica da cultura se desenvolve, onde as respostas para possiveis interrogaçoes possam ser somente encontradas dentro da propria cultura em sua linguagem e que por isso a cultura pode vir sim a interferir no plano biologico como por exemplo nos horarios das refeições, na Italia lugares chegam a fechar por algumas horas e reabrir depois, e mesmo assim o comercio fecha cedo, coisa que aqui no Brasil pode ser encontrada através do serviço de delivery até o meio da madrugada. Alem disso, ninguem tem total dominio sobre todos os aspectos de sua cultura e todos temos participaçoes distintas dentro da cultura que estamos inseridos, pois podemos ter reações diferentes ou mudarmos de opiniao a medida que nos desenvolvemos em relaçao a certas coisas que nos ocorrem a cada dia, sejam elas, de fatores de ordem cronologica ou estritamente culturais. Existem forças externas e fatos inesperados que são de dificil manipulaçao e resoluçao, mas que podem ser mais dificeis a certas culturas e faceis a outras que já se preparam ao longo do tempo atraves do aprendizado adquirido por cada homem.
Por fim, algo que é obvio mas que muitas vezes deixamos de perceber, é que a cultura esta sempre em mudança, assim como o homem. Seu dinamismo é emblematico, e o entendimento deste processo é muito importante para amenizar o choque entre as civilizaçoes e os preconceitos