Trabalho de eletropneumatica
Método Passo-a-passo
A forma de se dividir uma sequencia em setores ou linhas pelo Método Passo-a-passo é a mesma da pneumática pura, ou seja, cada movimento representa um setor.
Desta maneira, a sequencia 1A+2A+2A-1A- pode ser dividida assim:
1A+ | 2A+ | 2A- | 1A-
I | II | III | IV Neste método, o número de relês é igual ao número de linhas mais um. O circuito da sequencia acima possuirá, portanto, 5 relês. Uma sequencia com S setores possuirá N = S+1 relês. Os N-1 primeiros relês farão auto-retenção e energizarão o relê seguinte.
Assim, o relê K1 fará auto-retenção e energizará K2 por meio de um contato aberto na bobina deste outro relê e assim por diante. O último relê, ou o relê N, não fará auto-retenção e desenergizará o primeiro relê. O circuito eletro-pneumático da seqüência1A+2A+2A-1A-.
Circuito eletro-pneumático da sequencia 1A+2A+2A-1A-Como pode ser visto na Figura , os quatro primeiros relês (K1 a K4) fazem auto-retenção e energizam o relê seguinte por meio de um contato aberto inserido acima da bobina. O relê K5, o último, não faz auto-retenção. O relê K1 energiza Y1 e inicia a sequencia de movimentos. O relê K2 energiza Y2, dando sequencia ao circuito. O relê K3 energiza Y3 e K4 energiza Y4. Entretanto, ao energizar o relê K3, K2 ainda está energizado, o que impossibilitaria o retorno de 2A, já que ocorreria contrapressão. A solução é inserir um contato fechado do relê K3 na linha do solenoide 2Y1 (linha 11), de modo que quando 2Y2 for energizado 2Y1 seja desenergizado, evitando assim a contrapressão. Este cuidado deve ser sempre tomado. Basta olhar os solenoides de uma mesma válvula – Y1 e Y2 da válvula 1V1 e Y3 e Y4 da válvula 2V2. Perceba, nas linhas 10 e 11 os contatos fechados de K4 e K3,