Engenharia
Foi realizadas medições de circunferência e diâmetro de sete objetos como quatro cilindros e três esferas com régua, paquímetro e micrômetro, usando dados obtidos para calcular o PI. Obtendo resultado esperado em cerca de 90% do experimento.
Introdução
A física se baseia na medição das grandezas físicas que são utilizadas para descrever as mudanças que ocorrem. Cada grandeza é medida como múltiplo de alguma unidade (metros, massa, segundos, quilômetros etc). Todas as unidades podem ser combinadas para formar unidades fundamentais.
Em 1971, o correu a 14ª Conferência de Pesos e Medidas que escolheu sete grandezas como unidades fundamentais, formando a base do Sistema Internacional de Unidades (SIU), já em 1983 ano em que ocorreu a 17ª Conferência Geral de Pesos e Medidas a unidade de comprimento – o metro – foi definida como a distância percorrida pela luz durante um intervalo de tempo precisamente determinado.
Neste caso vamos utilizar a medida escalar: comprimento (cm) para determinar o valor de PI.
Material Utilizado
* Régua * Paquímetro * Micrometro * Três esferas (de tamanhos diferentes) * Quatro cilindros (de tamanhos diferentes) * Um fio de barbante
Procedimentos/ Resultados
Foi efetuada medida da circunferência que foi medida utilizando um barbante envolto no objeto depois mediu-se o tamanho do barbante para saber a circunferência, e o diâmetro dos quatro cilindros e das três esferas. Cada objeto foi medido com a régua, paquímetro e micrometro, obtendo assim seis medidas cada, sendo três de circunferência e três de diâmetro.
Levando em consideração as medidas de erro que cada instrumento apresenta logo: * A régua tem a medida de erro de 0,5mm, pois é a metade do valor de sua menor medida; * O paquímetro tem a medida de erro de 0,05mm, pois é a metade do valor da sua menor medida; * O micrometro tem a medida de erro de 0,01mm, pois é a metade de sua menor