Engenharia
Aluno: Luiz Carlos de Almeida Oliveira Data: aula de 14/11/2000
Professor: Dr. Heitor José Pereira
Identificação da Obra: A Escola do Aprendizado: A Formação de Estratégia como um Processo Emergente, capítulo 7 do livro Safári de Estratégia e A Escola de Poder: A Formação de Estratégia como um Processo de Negociação, capítulo 8 do mesmo livro.
Autor: Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel.
Conteúdo:
Da mesma forma que abordado em outras escolas, estas também são diferente de outras escolas estudas, de natureza bem mais prescritivas, estas escolas possuem características comuns no tocante a sua forma, ou ao processo de formulação de estratégias. Sem entrar no mérito das suas formas, diria que a essência está na colocação que a estratégia é um processo constante e contínuo na organização, dependente, de forma fundamental, de aspectos de funcionamento da organização, quer seja na questão do aprendizado, quer seja na questão da estrutura e funcionamento do jogo de poder.
Escola de poder
A Escola do Poder considera um aspecto relevante na formulação e no funcionamento estratégico das organizações. O jogo de poder, de influências, de política que estão sempre presentes nas organizações e, em decorrência disto, acabam influenciando nos seus funcionamentos, nas formulações de suas estratégias e nas realizações das estratégias definidas, mesmo sob o viés da abordagem de outras escola.
Este influência do poder é abordada em duas dimensões, o poder micro e o poder macro. O micro trata da questão do indivíduo nas organizações, principalmente dos impactos do jogo de poder praticado constantemente por estes. O poder macro trata da questão da influência do poder da organização no seu meio, no seu círculo de relacionamentos.
O Poder Micro, conforme comentado, está centrado na atuação dos indivíduos nas organizações, é um aspecto de muita relevância e muito presente, interferindo sensivelmente