Engenharia
2. Por que o homem é considerado, simultaneamente, um ser biológico e um ser cultural? Explique. Resposta: Como ser biológico, ele pertence à natureza, porque faz parte do reino animal, e possui uma herança genética, e pode ser estudado pela biologia (estudos dos seres vivos como um todo, sem particularização, sem particularização animal ou vegetal; estudo das leis gerais da vida; estudo das características gerais dos seres vivos). Como ser cultural, ele tem noção de si mesmo, tem raciocínio reflexivo que lhe dá noção de passado, presente e futuro. Através da linguagem simbólica, ele se comunica com os seus semelhantes, por isso ele faz história. É a única espécie que modifica o meio em que vive para satisfazer suas necessidades fisiológicas, de segurança, de status e autorrealização.
3. Qual é a compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais relativamente pobres? Resposta: A compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais relativamente pobres, é o cérebro grande e complexo, centro de um extenso e delicado sistema nervoso, que lhe permite desenvolver sua própria cultura.
4. Qual é a distinção entre inteligência concreta e inteligência abstrata? Reposta: Atribuída aos animais irracionais, a inteligência é considerada concreta porque está presa à experiência vivida naquele momento, cujos atos são sempre os mesmos para cada indivíduo