Engenharia
ENGENHARIA – FÍSICA FUNDAMENTAL
FÍSICA:
É a ciência que estuda os fenômenos naturais, ou seja, tudo o que ocorre ao nosso redor. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. O termo vem do grego (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física estuda matéria e energia, forças e movimento – os conceitos básicos de toda ciência.
GRANDEZAS FÍSICAS ESCALARES E VETORIAIS:
a) Grandeza escalar – é aquela pode ser perfeitamente caracterizada por uma medida acrescida de uma unidade de medida. Ex.: massa, tempo, comprimento e temperatura. b) Grandeza vetorial – é aquela que para ficar perfeitamente caracterizada necessita-se conhecer o valor da sua medida, a unidade, a direção e o sentido. Ex.: força, velocidade e aceleração.
NOTAÇÃO CIENTÍFICA: Na prática escrevemos o valor de uma grandeza como um número compreendido entre 0 e 10, multiplicado pela potência de 10 conveniente. Quando um número é representado nesta forma, dizemos que está em notação científica. Exemplos: 136 000 = 1,36 . 105 33 000 000 = 3,3 . 107 0,000000412 = 4,12 . 10-7 0,0034 = 3,4 . 10-3
SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES – SI: No passado como cada país fixava seu próprio padrão de medida, as relações comerciais e as trocas de informações científicas entre países se tornavam difíceis. Para resolver os problemas oriundos desse fato, foram criados padrões internacionais, o Sistema Internacional de unidades. Exemplos: comprimento = metro (m); massa = quilograma (kg); tempo = segundo (s)
PONTO MATERIAL: É qualquer corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação ao restante dos corpos envolvidos em uma situação física. Ex.: Um carro na rodovia que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.
CORPO EXTENSO; É qualquer corpo cujas dimensões