Engenharia
DISCIPLINA: ZOOLOGIA
PROFª ANDRÉA BEZERRA
FILO NEMATODA
Os nematódeos ou nemátodos (também chamados de vermes cilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários, com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade. O nome vem da palavra grega nema, que significa filo.
Características Gerais o São triblásticos, protostômios, pseudocelomados. o Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral. o Possuem sistema digestivo completo, sistemas circulatório e respiratório ausentes; o Sistema Excretor composto por dois canais longitudinais (formato de H); o Sistema Nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe.
Ecologicamente são muito bem-sucedidos, sendo tal fato demonstrado pela alta diversidade de espécies. Encontram-se em todos os habitats, terrestres, marinhos e de água doce e chegam a ser mais numerosos que os outros animais, tanto em número de espécies, como de indivíduos. Algumas espécies são microscópicas, enquanto uma espécie, parasita do cachalote pode atingir 13 metros de comprimento. Recentemente, aclamou-se que os nematódeos são uma das três principais radiações de organismos multicelulares que têm produzido a maioria das espécies do mundo, sendo as outras radiações os insetos e os fungos.
1
2 Anatomia dos nematódeos
Os nematódeos de vida livre são pequenos, geralmente menores do que 2,5 mm de comprimento e tem o corpo construído no mesmo plano fundamental, um cilindro quase perfeito, nu, delgado e alongado, com aspecto filiforme, em sua maioria, ou fusiforme. O animal é essencialmente um tubo dentro de outro tubo: o tubo externo é a parede