Engenharia
A engenharia sempre teve a ver com a ciência, as artes auxiliando com obras e no caso da ciência com os cálculos, nomes importantes estudarão engenharia como Leonardo da Vinci então a engenharia teve uma grande importância nas artes , e compreende que em tudo se é necessário a engenharia , a Engenharia, do latim ingenerate, que significa criar, utiliza os conhecimentos científicos, a matemática e os recursos tecnológicos para propor e resolver problemas concretos, visando à conversão otimizada de recursos naturais, materiais e energéticos para o bem- estar das pessoas. Enquanto as ciências naturais estudam objetos e fenômenos existentes na natureza, a Engenharia concebe, por meio da tecnologia, novos objetos e sistemas, não previamente existentes na natureza.
Engenheiros têm, em seu dia-a-dia, o desafio transdisciplinar de aliar aspectos técnicos ao bem-estar dos seres humanos e à preservação do meio ambiente.
Enquanto a função do cientista é saber, a do engenheiro é fazer. A Engenharia faz o uso prático e concreto do conhecimento científico, respeitando as questões ambientais e sociais. Fazer Engenharia é realizar o possível. Isso parece pouco, mas não é. Alguém que sempre faz o que pode ser feito faz muito. Não existe uma Engenharia só de idéias, pensamentos e intenções. Não há Engenharia onde as idéias e considerações não convergem para algo bem concreto e real.
O empreendimento ou projeto de Engenharia, seja uma cidade, um prédio, um avião, um automóvel ou um eletrodoméstico, tem natureza intrinsecamente multidisciplinar. As disciplinas científicas, matemáticas e tecnológicas, a Informática, a Economia e a Contabilidade, a Ergonomia e as considerações sobre saúde dos operadores e/ou usuários, a Ecologia e a preservação do meio ambiente, todas confluem no projeto, viabilizando a sua realização.
A sociedade moderna não consegue viver sem a tecnologia ou, mais que isso, sem as mudanças