engenharia
A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão.
Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009
A LOGÍSTICA REVERSA DOS BARES E
RESTAURANTES: A GESTÃO DOS
RESÍDUOS SÓLIDOS DOS
ESTABELECIMENTOS DE ILHÉUS,
BAHIA.
Maiana Portella de Novaes (UESC) maianapn@hotmail.com katianny gomes santana estival (UESC) katianny@hotmail.com Este trabalho visa identificar a logística reversa dos bens de pósconsumo adotado no segmento de alimentação fora do lar, bares e restaurantes afiliados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
(ABRASEL), da cidade de Ilhéus-BA. O ssetor foi escolhido devido ao seu perfil de grande gerador de resíduos sólidos de diversas naturezas.
O método aplicado foi coleta de dados através de formulários e entrevista. Foram identificados os fatores que contribuem para a cadeia reversa de cada tipo de material gerado pelos bares e restaurantes, e melhorias foram propostas para os problemas identificados na pesquisa.
Palavras-chaves: Logística Reversa, restaurantes, resíduos sólidos
XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão
Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009
1. Introdução
O volume de resíduos sólidos produzido é diretamente proporcional ao consumo de cada pessoa. Os padrões de consumo das pessoas são o que determinam a quantidade e o tipo de lixo produzido. Os resíduos tem se diversificado quanto à sua natureza e os diferentes tipos de materiais e sua quantidade tem aumentado consideravelmente. Enquanto estes altos padrões de consumo não se alterarem, aumentará a quantidade de lixo produzido, alcançando-se volumes difíceis de serem coletados e dispostos diariamente (BEZERRA, 2000). A disposição do lixo já é um problema para várias prefeituras do país.
A quantidade de lixo produzida por habitante aumentou de 4.450