Engenharia
ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
CAIO CÉSAR SILVA OLIVEIRA
LUCAS VINÍCIUS DE SIQUEIRA SANTOS
PARTIDA DE UM MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (MIT) POR CHAVE ESTRELA-TRIÂNGULO AUTOMÁTICA
GOIÂNIA
2014
CAIO CÉSAR SILVA OLIVEIRA
LUCAS VINÍCIUS DE SIQUEIRA SANTOS
PARTIDA DE UM MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (MIT) POR CHAVE ESTRELA-TRIÂNGULO AUTOMÁTICA
Relatório nº 14 apresentado a disciplina de Laboratório de Instalações Elétricas como registro de aula prática realizada no dia 20 de novembro de 2014.
Prof. Dr. Euler Bueno dos Santos
GOIÂNIA
2014
RESUMO
Esse experimento tem por objetivo montar a chave estrela-triângulo automática para realizar a partida de um motor de indução trifásico (MIT), observando o comportamento da corrente de partida.
Palavras-chave: Chave estrela-triângulo, Partida, MIT, Corrente de Partida.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
2.1 Material Utilizado 5
2.2 Procedimento experimental 5
3 CONCLUSÕES 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
A partida de um motor de indução trifásico (MIT) requer da fonte de alimentação uma corrente muito alta, da ordem de até 8 vezes a corrente nominal do motor, dependendo de suas características. Por isso, nos motores de maiores potência utilizam-se meios de aplicar às bobinas menor valor de tensão durante a partida, a fim de se reduzir a corrente nesse momento[1]. Uma das formas de se conseguir essa redução é ligar as bobinas de forma que possam receber tensão menor que a de funcionamento. Por exemplo se o motor funciona em 220V, na partida este pode ser ligado em estrela, de forma que cada bobina receba 127V, e depois que o motor atinge pelo menos 75% da rotação nominal as bobinas passam para ligação triângulo. Esta técnica de partida é chamada partida estrela-triângulo[1]. Este