Engenharia
ENGENHARIA ECONÔMICA
Profª. MSc. Maria de Fátima Costa Vieira mfcvse@yahoo.com.br ARACAJU
Agosto/2014
ENGENHARIA ECONÔMICA
1. Objetivos Principais da Disciplina
Estudar as inter-relações entre dinheiro, tempo e risco, projetando os fluxos de caixa futuros gerados ao longo da vida útil do projeto.
Em qualquer tipo de empresa, seja convencional, seja prestadora de serviços, seja industrial, existirá sempre a necessidade de tomar decisões. Estas decisões apresentam sempre o sentido de maximizar a curto, médio ou longo prazo o lucro da empresa.
Lembrem-se: Decisões erradas geralmente traduzem-se em perdas financeiras e altos custos.
Erros freqüentes:
2. Introdução
O processo de identificação, análise e seleção de oportunidades de investimento de capital recebe o nome de orçamento de capital. Esse processo inclui um conjunto lógico de idéias econômicas muito refinadas e, ao fim dele, o orçamento de capital da empresa passará a englobar um grupo aceitável de projetos que, individual e coletivamente, segundo se espera, dará um retorno econômico coerente com as metas da administração no longo prazo, bem como com o objetivo de gerar valor para a empresa. O processo envolve, assim, uma inter-relação econômica consciente entre a exposição a condições adversas potenciais e a rentabilidade esperada do investimento.
Como regra geral, rentabilidade mais alta implica risco maior. Além disso, a escolha entre alternativas nas quais investir os fundos limitados disponíveis envolve, invariavelmente, custos de oportunidades, porque o comprometimento com um investimento pode significar a rejeição de outros e, talvez, a desistência da oportunidade de obter mais lucros com maior risco. A análise de investimento de capital requer, portanto, um grau justo de raciocínio econômico e projeção das condições futuras, o que vai além do uso das demonstrações financeiras normais. Com