Engenharia
Engenharia de Software e Qualidade de Software
1 - Um modelo de processo de software, como os modelos cascata,iterativo e rational unified process (RUP), consiste em uma representação abstrata de um processo de software. Abordagens como extreme programming (XP) e Scrum propõem uma forma mais ágil de desenvolver produtos de software. A esse respeito, assinale a opção correta.
a) O RUP é constituído de quatro fases, nas quais as iterações ocorrem: concepção, elaboração, construção e transição. Na primeira, identificam-se todas as entidades externas que irão interagir com o sistema e definem-se essas interações. Na segunda, são elaborados o modelo de requisitos para o sistema, a descrição da arquitetura e o plano de desenvolvimento de software. No final da fase de construção, que se relaciona ao projeto e programação do sistema, este deve estar em funcionamento e a documentação associada pronta. A fase de transição envolve os testes e a transferência do sistema para o ambiente real.
b) O modelo cascata representa as fases do processo separadas e encadeadas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste, entre outras. A fase seguinte não pode começar antes que a fase anterior tenha terminado. O maior problema do modelo cascata é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos, as iterações são onerosas e envolvem retrabalho.
c) No modelo em espiral, um exemplo de modelo iterativo, cada loop da espiral representa uma fase do processo de software. Nesse modelo, os riscos não são considerados, pois podem impactar o projeto.
d) XP engloba princípios como trabalhar com os clientes, utilizar metáforas, manter reuniões curtas, programar por pares, simplicidade, fazer releases em incrementos pequenos e integração contínua. O teste, uma importante atividade da engenharia de software, não é abordado na XP, o que constitui a sua maior