engenharia
Disciplina: Introdução a Segurança do Trabalho
Turma: Julho de 2014
Atividade 01
Em entrevista a revista CIPA, Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira (especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho), o profissional de engenharia de segurança do trabalho atua conforme sua formação quer seja médico, técnico, enfermeiro ou engenheiro e o técnico de segurança é vasto.
Em geral, o engenheiro é o técnico de segurança e o técnico de segurança atuam em empresas organizadas programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA e os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual; elaborando planos de prevenção de riscos ambientais; fazendo inspeção de segurança, laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamentos.
Paulo Rogério é o responsável pelo NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário), no qual é o mecanismo que relaciona determinada doença às atividades na qual a moléstia ocorre com maior incidência, resultado do cruzamento do diagnóstico médico enquadrado como agravo à saúde descrito na CID com sua incidência estatística dentro da CNAE. E também é o responsável pela FAP (Fator Acidentário de Prevenção) que é o Fator Acidentário de Prevenção que afere o desempenho da empresa, dentro da respectiva atividade econômica, relativamente aos acidentes de trabalho ocorridos num determinado período. O FAP consiste num multiplicador variável num intervalo contínuo de cinco décimos (0,5000) a dois inteiros (2,0000), aplicado com quatro casas decimais sobre a alíquota RAT.
Paulo Rogério cita no texto sobre o RAT (Riscos Ambientais do Trabalho), representa à contribuição da empresa, prevista no inciso II do artigo 22 da Lei 8212/91, e consiste em percentual que mede o risco da atividade econômica, com base no qual é cobrada a contribuição para financiar os benefícios previdenciários decorrentes do grau de incidência de incapacidade laborativa (GIIL-RAT). A alíquota de