Engenharia
Artigos Científicos
A IMPLANTAÇÃO DO TRANSPORTE AÉREO REGULAR DE HELICÓPTEROS
NA BACIA DE SANTOS: REFLEXOS NA TERMINAL RIO – SÃO PAULO
Luiz Antonio Cauduro Sosa – D.Sc.1,2
Artigo submetido em 10/02/2010.
Aceito para publicação em 19/03/2010.
RESUMO: o presente artigo tem por finalidade apresentar o panorama do transporte aéreo na Bacia de Campos usando essa experiência para implantação de transporte similar na Bacia de Santos e as soluções dos possíveis reflexos dessa atividade nas terminais aéreas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
PALAVRAS-CHAVE: Aeródromo. Heliporto. Offshore.
1 INTRODUÇÃO
As atividades petrolíferas em águas profundas iniciaram-se a partir de 1974 quando se descobriu petróleo na Bacia de Campos. Atualmente é a principal província petrolífera do Brasil, localizada na costa norte do Estado do Rio de
Janeiro, estendendo-se até o sul do Estado do Espírito Santo, entre os paralelos 21 e 23 Sul, na região Sudeste do país, possuindo aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. Seu limite, ao norte, com a Bacia do Espírito Santo, ocorre no Alto de Vitória; ao sul, com a Bacia de Santos, ocorre no Alto de Cabo Frio.
Entretanto, a atividade exploratória só começou em agosto de 1977, com a segunda descoberta, campo de Enchova, em lâmina d’água de 120 metros.
Para possibilitar a exploração do petróleo sob o mar foi implantada, desde aquela época, uma infra-estrutura para o apoio logístico necessária ao
1
Bacharel em Ciência Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras – Resende (RJ). Mestre e
Doutor em Ciência Militares. Bacharel em Administração. Piloto de helicóptero da Aviação do
Exército. Atuou na prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos e na área de logística de aviação, particularmente na realização de testes pós-manutenção das aeronaves. Atualmente trabalha como Piloto de EC 225 da empresa BHS, sediada em Macaé - RJ. lacauduro@gmail.com .
2
Este trabalho foi originalmente apresentado