asas
Diversas classificações surgiram para avaliar a gestão empregada;reativas(ação em cima de um problema especifico)e as proativas(pensamento na redução de risco visando uma melhor imagem).
Primeiramente,os modelos eram manuais de procedimentos ,passando por mudanças durante os anos(Programa Atuação Responsavel-setor químico,por exemplo),e esses projetos passaram a ter diretrizes,aplicações ampliadas,tecnologias.
Pesquisas efetuadas pelo BNDS,CNI e Sebrae constataram que as empresas estavam preocupadas com a imagem e requisitos legais;sendo assim,sistemas de gestão ambiental podem ser definidos como parte da gestão de uma empresa utilizada para desenvolver,implementar e gerenciar aspectos ambientais.
Um dos modelos mais utilizados consiste na ISO 14001, ela reconhece que empresas podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais sem causar uma balança desfavorável;ela prevê a implementação de dezessete elementos ,baseados em questões ambientais,qualidade e empresarias;este modelo é eficaz porque pode ser aplicado em qualquer organização.
“A implementação dessa norma deve ser buscada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental, estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas.”(ABNT)
Como objetivos tem:assegurar