Engenharia
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA POR PENEIRAMENTO
ACADÊMICO:
R.A.:
ANA PAULA WATANABE
277
PROFESSOR: JAIRO NEGRO
MARINGÁ-PR
SETEMBRO/2014
Proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo. Utilizando agregado miúdo do estado do Paraná e de Santa Catarina e agregado graúdo (pedra), bem como conhecer o módulo de finura e a dimensão máxima característica destes agregados, fundamentado na ABNT NBR NM 248:2003 – Agregados – Determinação da composição granulométrica.
2.1 MATERIAIS
Balança com resolução de 01% da massa da amostra de ensaio;
Peneiras da série normal e intermediária, tampa e fundo, de acordo com a Tabela 1: Tabela 1. Distribuição das peneiras:
Série Normal
Série Intermediária
4,8
31,5
2,4
25
1,2
19
0,6
12,5
0,3
9,5
0,15
6,3
Fundo
4,8
-
Fundo
Escova com cerdas macias;
Bandejas.
Diferentes tipos de agregados: areia e brita.
2.2 DESCRIÇÃO DO MÉTODO
A prática iniciou-se com a escolha da amostra, neste caso, areia e pedra brita, estas que foram previamente secas ao ar livre e trazidas ao laboratório em uma quantidade de 01 (um) Kg de cada, conforme a norma regulamentadora NBR 7216.
Posteriormente, foram encaixadas as peneiras observando-se a ordem crescente (base para topo) da abertura das malhas, então, colocou-se a amostra, uma de cada vez, na peneira superior e executou-se o peneiramento.
Procede-se o peneiramento manual de todo o conjunto.
Após peneiramento, a peneira superior do conjunto (com tampa e bandeja) foi destacada e foi realizada a agitação manual até que, após 1 minuto de agitação contínua, a massa de material passante pela peneira seja inferior a 1% da massa do material retirado.
Em seguida, o