ADMINISTRAÇÃO
“RELATOS DIFERENTES UMA NARRATIVA”
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR – pRODUÇAO TEXTUAL INDIVIDUAL
“RELATOS DIFERENTES UMA NARRATIVA”
1. DESENVOLVIMENTO
Questão – 01/ Resposta:
Na análise do texto, “Relatos diferentes, uma narrativa, percebe-se que vários estudiosos vêm analisando, aplicando pesquisas e descobrindo métodos que auxiliará, se aplicados de forma correta, o alcance dos objetivos através da comunicação empresarial.
Para que exista comunicação é necessário que se tenha um entendimento do que se quer transmitir, no caso das empresas as comunicações muitas vezes, ou quase sempre não têm o intuito de apenas comunicar, mas de persuadir, sensibilizar o receptor a tomar ou ter determinada atitude ou reação.
Nesse sentido, segundo versa no texto, para o diretor – presidente da Aberje e professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Nassar, o desafio das empresas é manter um discurso coerente, mas não homogêneo adaptado às diferenças de cada público distintamente.
Segundo Tomasi e Medeiros (2007, p. 12) “O destinatário pode ter comportamento passivo, ativo ou proativo” De pouco vai adiantar a comunicação de uma empresa que esta despertando em seus receptores uma ação passiva, pois segundo Tomasi e Medeiros (2007, p. 12) “se o destinador é passivo, ele recebe a mensagem, mas não a utiliza” e a mensagem é para ser utilizada. Para Tomasi e Medeiros (2007, p. 12) “se é ativo, o destinador recebe a mensagem e reage a ela. Por isso se diz que seu comportamento é reativo”. Mas reagir a ela não significa que o mesmo esteja reagindo de forma positiva, ou de acordo com o que se esperava do mesmo.
Agora analisando o comportamento proativo do destinatário podemos entender que: No comportamento proativo, o destinador