tecnica de pesagem e determinação de densidade
Técnicas de Pesagem e Determinação de Densidade
Rio de Janeiro
Janeiro/2014
1. Introdução
A pesagem é uma das operações mais importantes nos laboratórios de Química. Neste processo, a massa de um corpo é determinada pela comparação com massas conhecidas, utilizando-se balanças.
O manuseio de uma balança requer uma série de cuidados, por ser um equipamento de precisão. Os principais são: manter a balança sempre limpa; a não colocação de reagentes diretamente sobre o prato da balança; o material a ser pesado deve estar limpo, seco e à temperatura ambiente; a mesma deve ser ligada algum tempo antes para se ter a estabilização; antes de se iniciar a pesagem deve se verificar o nivelamento da balança, observando através de um nível em forma de bolha, cujo nivelamento é conseguido girando-se base localizada na parte frontal do instrumento, o material deve ser retirado e colocado com uma pinça ou luvas e não com as mãos despidas; o operador não deve se apoiar na mesa em que a balança está colocada; após a pesagem, a balança deve ser zerada e removida os resíduos que tenha caído no seu interior.
Ao se realizar a pesagem deve se analisar qual é o melhor método, dependendo da natureza do material a ser pesado e a sua finalidade. Para isso existem três tipos de pesagem: a pesagem direta; por adição e por diferença.
A pesagem direta consiste na determinação da massa de um objeto compacto (vidro de relógio, bécher, etc.).
A pesagem por adição consiste na determinação da massa de substâncias, adicionando-as a um recipiente (vazio) cuja massa foi previamente determinada.
Já a pesagem por diferença consiste na determinação da massa de substâncias que se alteram em contato com o ar (absorção de umidade, de gás carbônico, substâncias voláteis, etc.). A substância é colocada num recipiente adequado (pesa filtro), provido de tampa, e o conjunto é pesado. A quantidade necessária da substância é retirada do recipiente e