Densidade de sólidos e líquidos
Raimundo de Oliveira Paiva¹*, Max Walney Ferreira Cavalcante¹ e Tiago Ticiano de Oliveira¹.
¹Universidade Federal Rural do Semi-árido, Laboratório de Química, Campus de Caraúbas, Caraúbas, RN.
Resumo
Este artigo apresenta os elementos que constituem a determinação da densidade de sólidos e líquidos, utilizando a técnica da picnometria e o princípio de Arquimedes. Os cálculos da densidade dos líquidos foram desenvolvidos usando a técnica laboratorial chamada picnometria, enquanto os cálculos das densidades dos sólidos utilizou-se a técnica laboratorial conhecida como princípio de Arquimedes, ambas forneceram dados necessários e suficientes para o entendimento e análise de suas densidades respectivamente no proposto experimento realizado.
Palavras-Chave: Picnometria; Princípio de Arquimedes; Densidade.
Introdução
A natureza é composta de estruturas formadas de átomos que são arranjados quimicamente corretas, dando origem as estruturas tridimensionais que possuem as grandezas massa e volume. Com o conhecimento dessas grandezas foi possível soluciona-las de tal modo que originou a grandeza densidade que é dada pela razão entre a massa e o volume de uma determinada substância.
O presente trabalho teve como meta principal a determinação da densidade de substâncias sólidas e líquidas, usando as técnicas laboratoriais da picnometria e o princípio de Arquimedes. Para a determinação da densidade dos líquidos usou-se a técnica da picnometria, onde foi necessário fazer a calibração do Picnometro através da capacidade volumétrica do instrumento determinada pela pesagem de um líquido tomado como padrão de densidade, na temperatura de operação. Na determinação da densidade dos sólidos, utilizou-se do princípio de Arquimedes, que através do empuxo foi descoberto a relação existente entre massa de um corpo e seu volume.
Todo corpo imerso, total ou parcialmente, um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica