Engenharia
---No dimensionamento de vigas e treliças, onde estão envolvidos forças, carregamenos, reações de apoio, vetores momento eles são largamente utilizados.
---Em matérias como Estática e resistência dos materiais eles são importantíssimo para que o aluno possa aprender a base da Engenharia Civíl!
---Em disciplinas como Estruturas eles são trabalhados de uma maneira mais aprofundada e com um tratamento espacial, em 3D.
Vetores,
Para o engenheiro, o conhecimento das grandezas vetoriais é primordial.
No entanto, nos primeiros semestres do curso, o aluno tem dificuldade em perceber a importância prática das operações vetoriais.
No ramo da construção civil grandezas como força, torque e velocidade (GRANDEZAS VETORIAIS)se fazem presentes no seu dia a dia.
Guindastes, pontes, elevadores, automóveis, dimensionamento de vigas e treliças, onde estão envolvidos forças, carregamentos, reações de apoio, as operações vetoriais são largamente utilizadas.
Em matérias como Estática e Resistência dos Materiais, a análise vetorial é fundamental para que o aluno possa aprender a base da Engenharia Civil!
Em disciplinas como Estruturas eles são trabalhados de uma maneira mais aprofundada e com um tratamento espacial, em 3D.
Saiba que com a prática, as operações vetoriais tornam-se cada vez mais clara, levando-o a conhecer o funcionamento detalhado de várias estruturas.
Não tem como escapar: se você pretende ser um Engenheiro, terá de dominar o Cálculo Vetorial. Sem ele, não se pode descrever em linguagem matemática – a única efetivamente universal no ramo da Engenharia! – os diversos fenômenos físicos sobre os quais se debruçarão os Engenheiros na busca por soluções técnico-econômicas viáveis.
Entretanto, umas das maiores dificuldades encontradas pelo estudante de Engenharia é a associação dos conceitos físico-matemáticos à fenomenologia. Em outras palavras: “pra que serve isso?”, ou