Engenharia
27/05/2014
1 Materiais Betuminosos
1.1 Introdução
Betume: material cimentício natural ou manufaturado, de cor preta ou escura, composto principalmente por hidrocarbonetos de alto peso molecular, solúvel no bissulfeto de carbono. O termo inclui alcatrões e piches produzidos a partir do carvão.
Asfalto: material cimentício de cor marron escuro a preto, termoviscoplástico, impermeável à água, pouco reativo, constituído por mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo de forma natural ou por destilação, cujo principal componente é o betume, podendo conter oxigênio, nitrogênio e enxofre, em pequena proporção.
Alcatrão: líquido preto e viscoso que contém hidrocarbonetos e é obtido a partir da destilação destrutiva de matéria orgânica. É produzido também do carvão como subproduto da produção de coque. Pode também ser produzido a partir do petróleo, madeira e turfa.
O desenvolvimento e emprego dos materiais betuminosos deram-se pela necessidade de melhor a qualidade e durabilidade das pavimentações rodoviárias.
1.2 Características Fundamentais
- Aglomerantes (ligantes)
- Hidrófugos
Vantagem: impermeabilização
Desvantagem: agregados secos (aderência)
- Sensíveis à temperatura (viscosidade)
Vantagem: facilidade de emprego
Desvantagem: comportamento sazonal
- Insensíveis a variações higrométricas
- Quimicamente inertes
- Proteção contra a cal: alumínio, zinco e chumbo
- Boa durabilidade
- Relativamente baratos
1.3 Asfaltos
Quase todo o asfalto em uso atualmente é obtido do processamento de petróleo bruto em plantas especiais denominadas refinarias. É a base de praticamente todos os outros tipos de materiais asfálticos existentes no mercado brasileiro, que são denominados: emulsões asfálticas; asfaltos diluídos; asfaltos oxidados ou soprados de uso industrial – piches; asfaltos modificados por polímero ou por borracha; agentes rejuvenescedores.
- Constituídos principalmente por betumes;
- Consistência sólida