engenharia
Nesse trabalho abordamos algumas matrizes para demonstrar os dados de uma fábrica de goma de mascar. As informações foram colocadas como base de cálculo para se obter as informações desejadas e assim simular custos no processo de fabricação.
2 PROBLEMA PROPOSTO
Observar, organizar e gerenciar os custos envolvidos em cada etapa do processo de fabricação e distribuição de um produto ou serviço, utilizando as operações com matrizes e através de planilhas desenvolvidas com auxílio de software.
3 DESENVOLVIMENTO
Uma fábrica de goma de mascar produz três tipos de sabores: menta, uva e morango. Para produção desses três sabores são utilizadas duas matérias-primas principais, que são açúcar e essência natural.
A tabela abaixo mostra a quantidade utilizada dessas matérias-primas para a produção de um quilo (kg) dos três tipos de sabores referentes a um pacote de goma de mascar.
Tabela 1 - Quantidade de matéria-prima utilizada para a produção de um quilo de goma de mascar
Matéria-prima
Menta
Uva
Morango
Açúcar
5g
8g
10g
Essência Natural
5g
8g
10g
Considerando que o açúcar e a essência natural possuem o mesmo custo, calcule a quantidade de produto em kg e depois converta em valor. Considere que a fábrica trabalha 24 horas por dia e que no período da noite a fábrica produz o dobro do período do dia, conforme a tabela a seguir.
Tabela 2 - Quantidade de pacotes de goma de mascar produzidas em um dia
Ingredientes
Período do dia
Período da noite
Menta
1000
2000
Uva
2000
4000
Morango
3000
6000
3.1 Cálculos
Os cálculos a seguir mostram a utilização do método de matrizes para determinar o valor total da matéria-prima que é utilizada no processo de fabricação das balas. O método utilizado foi o de multiplicação de matrizes de ordem 2x3 por 3x2, que resultou em uma matriz de ordem 2x2. O valor total encontrado em gramas foi convertido para kg, e depois multiplicado pelo valor do custo da matéria prima que seria de