engenharia
Segundo o dicionário o Engenheiro é:
“Uma pessoa que adquiriu uma formação superior e se especializou na colocação em prática de certas aplicações da ciência. Os seus conhecimentos tornam-no apto a participar em investigações, a ocupar funções científicas ou técnicas activas, com vista a criar, organizar, dirigir os trabalhos que daí decorrem e ter um papel na chefia ou na assessoria técnico-científica.”
O papel do engenheiro na criação e concepção
· O engenheiro concebe ou cria bens tangíveis utilizando a sua competência técnica e científica.
· Trata-se da criação e concepção de novas ideias, novos meios ou métodos, novos bens materiais.
· A criação e concepção desencadeia um processo em quatro fases:
- Investigação: Realizada em laboratórios, raramente consiste na procura de leis gerais da Física, da Química, da Eletricidade, etc. (investigação fundamental) voltada para melhoramento de produtos.
- Estudo: São desencadeadas experiências e ensaios até se chegar ao produto industrial definitivo. Um dos últimos passos é a elaboração do protótipo.
- Fabricação: Fase da realização definitiva do produto que será comercializado. Para se chegar a uma produção de qualidade, o engenheiro põe em prática não só as suas competências técnicas, como as suas capacidades de coordenar e dirigir pessoal.
- Comercialização: O engenheiro comercial deve conhecer e compreender todas as possibilidades de utilização do produto, assim como ser capaz de prever adaptações eventuais em função de problemas particulares colocados pelos clientes.
Sua função social
O engenheiro tem que criar, formular, calcular, estudar, se atualizar, mas também tem suas funções sociais. Um profissional com tanta carga e conhecimentos está muito apto a dar auxílios a comunidades menos favorecidas. Esse profissional pode contribuir com sua intelectualidade e consciência investindo em projetos que resultem em produtos e serviços que ajudem no