engenharia
TOPOGRAFIA
É a ciência que tem como objetivo representar, no papel, a configuração de uma porção de terreno com as benfeitorias que estão em sua superfície. Permite a representação em planta de uma propriedade, dos detalhes que estão no seu interior. Importância da Topografia: Determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, e ainda representá-las graficamente em cartas ou plantas topográficas.
2. Desenvolvimento
Nivelamento são operações que se executam em uma determinada região, nas quais colhem-se dados com o objetivo de se determinar à diferença de nível de pontos da superfície em relação a outros.
Nivelamento Geométrico é um tipo de nivelamento onde os dados são colhidos através de viradas horizontais. Consiste, portanto, em criar um plano horizontal e determinar as interseções deste plano com uma série de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida obter a distância vertical destes pontos ao plano de referência.
3. Instrumentos utilizados
a) Nível: Instrumento utilizado para a determinação de níveis horizontais.
b) Tripé: Suporte, geralmente de alumínio, onde se apoia o nível.
c) Mira: São réguas graduadas, de madeira ou alumínio, que são colocadas verticalmente nos pontos a nivelar e nas quais se mede a intersecção do plano horizontal traçado pelo nível. Sua menor célula gráfica é o centímetro.
d) Trena: Instrumento utilizado para medir a distância horizontal de um ponto a outro.
Visada: Leitura sobre a mira
Lance: É a medida direta do desnível entre duas miras verticais;
Seção: É a medida do desnível entre duas referências de nível (RN) e é obtida pela soma algébrica dos desníveis dos lances.
Linha de nivelamento: É o conjunto de seções entre duas RN chamadas de principais.
4. Tipos de Nivelamento
a) Simples: O desnível entre os pontos de interesse é determinado com apenas uma única instalação